Air France substituirá as sondas Pitot conforme determinado pela AESA

A companhia aérea francesa Air France anunciou nesta sexta-feira que vai substituir pelo menos dois dos três sensores de velocidade Pitot em seus aviões A330 e A340, conforme recomendado pelo construtor Airbus e determinado pela Agência Europeia de Segurança Aérea (AESA).

AFP |

As sondas Pitot da marca Thales serão trocadas pelos sensores fabricados pela americana Goodrich.

"A companhia recebeu a recomendação da Airbus relativa à substituição de duas sondas Thales por sondas Goodrich nos aviões de longo alcance A330 e A340", afirma a empresa em um comunicado.

A AESA havia anunciado anteriormente que ordenará a substituição dos sensores suspeitos de ter influenciado a ocorrência do acidente com o voo do Airbus 447 entre o Rio de Janeiro e Paris, que deixou 228 de mortos em 1o. de junho.

Todos os A330/A340 deverão ser equipados com pelo menos dois sensores Pitot produzidos pelo americano Goodrich, o terceiro sendo opcional: Goodrich ou Thales, porém neste caso deverá ser do tipo BA, mais recente que o AA, explicou a Aesa.

"Os três tipos de sensores (os dois Thales e a Goodrich) respeitam os critérios de segurança em vigor", destacou a Aesa, falando em precaução.

Está sendo elaborada uma proposta detalhada do texto para ser publicada nos próximos 14 dias, prossegue a organização com sede em Colônia (oeste da Alemanha) e encarregada da certificação dos aviões na Europa.

No mesmo dia, a Airbus recomendou que as companhias aéreas realizassem essa substituição que diz respeito a cerca de 200 aviões de uma frota de mil aparelhos dos modelos de longo alcance A330 e A340. Os outros aviões da frota já estão equipados com as sondas Goodrich, segundo a Airbus.

"Enviamos uma carta a todos os nossos operadores para recomendar que substituam em sua frota de A330 e A340 as sondas Pitot Thales por Pitot Goodrich", afirmou o porta-voz.

Depois do acidente com o voo 447 da Air France entre Rio e Paris em 1o. de junho, que caiu no Atlântico com 228 pessoas a bordo, "pedimos a nossos cientes que nos informassem sobre os resultados de suas sondas Pitot", precisou.

"Por precaução, a Airbus emitiu esta recomendação depois dos informes das companhias aérea", acrescentou a fonte.

Os sensores Pitot foram questionados por vários sindicatos após o acidente do AF447 e a Air France acelerou a substituição dos sensores pelos modelos mais recentes.

O Sindicato dos Pilotos de Linhas Comerciais (SNPL), majoritários na Air France, inclusive, já havia pedido a substituição dos sensores Pitot da marca Thales por sensores Goodrich em toda a frota da companhia.

gc/lm/cn

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