Air France mudará sensores em seus A330 e A340

Paris, 31 jul (EFE).- A companhia Air France anunciou hoje que substituirá os sensores de velocidade da marca Thales em seus aviões Airbus A330 e A340 por outros Goodrich, seguindo a recomendação do fabricante das aeronaves e da Agência Europeia de Segurança Aérea (Easa).

EFE |

O Air France disse em comunicado que na próxima semana estarão disponíveis as instruções técnicas que permitam a substituição dos sensores da marca Thales, objeto de polêmica por sua possível implicação no acidente de um de seus aviões no dia 1º de junho no qual morreram 228 pessoas.

A companhia, que não deu mais detalhes sobre o prazo para essa substituição, acrescentou que sua frota de aviões Airbus da família A320 (de um só corredor) levantam uma problemática diferente e por isso o fabricante europeu não recomenda a substituição.

Assim assinalou que com a mudança dos sensores Thales AA (de antiga geração) com os quais estavam equipado originalmente pelas Thales BA se conseguiu "uma melhora significativa".

A Air France informa que os incidentes descritos desde 2001 com as aeronaves da família A320 tinham a ver com anomalias que tinham acontecido nas camadas baixas da atmosfera.

Eles davam a entender que não tinham a ver com as avarias examinadas desde 2008 nos A330 e A340, registradas nas camadas altas da atmosfera, onde em algumas ocasiões os sensores ficavam cobertos por uma camada de gelo que os inutilizava.

Esse tipo de incidente, argumentou a companhia aérea, são raros nos voos de curta e média distância, onde são utilizados os A320 A Airbus lançou desde ontem uma recomendação a todas as companhias que operam aviões da família A330/A340 para que substituam pela marca Goodrich os sensores de medição de velocidade Thales "por medida de precaução".

Essa medida preventiva resulta dos dados disponíveis do exame do acidente de um avião da Air France, que no dia 1º de junho caiu no Atlântico quando cobria a rota Rio de Janeiro-Paris. EFE ac/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG