Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

AIEA fecha acordo com Irã para esclarecer suspeitas nucleares

Viena, 23 abr (EFE).- A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou hoje em Viena que chegou a um acordo com as autoridades iranianas para esclarecer, nas próximas semanas, as suspeitas sobre os supostos trabalhos nucleares militares no Irã.

EFE |

O subdiretor para Assuntos de Salvaguardas da AIEA, Olli Heinonen, se reuniu esta semana com a cúpula iraniana para conversar sobre essas acusações, apresentadas à organização há vários meses pelos Estados Unidos e outros países ocidentais.

"Foi possível um acordo durante as reuniões em Teerã sobre um processo para esclarecer ao longo do mês de maio os supostos estudos sobre atividades nucleares militares", afirmou hoje a porta-voz da AIEA, Melissa Fleming.

As acusações estão relacionadas a supostas pesquisas secretas centradas no processamento de urânio, experiências com explosivos de grande potência - necessários para desencadear a reação em cadeia em uma explosão nuclear - e projetos de mísseis balísticos com corpos de reingresso na atmosfera.

Segundo a AIEA, esses trabalhos, por enquanto, não têm explicação dentro de um programa nuclear civil e pacífico, como o Governo iraniano diz ser parte de seu projeto atômico.

Nos últimos seis meses, os inspetores conseguiram esclarecer a maior parte das dúvidas sobre o programa nuclear iraniano.

O Irã afirma que essas acusações são uma "fabricação", enquanto os EUA e a União Européia (UE) temem que a República Islâmica esteja utilizando seu programa nuclear civil como amparo para desenvolver a bomba atômica.

O receio sobre as intenções iranianas se deve a ocultações anteriores sobre trabalhos nucleares e, até agora, cooperação e transparência insuficientes para esclarecer a natureza do programa atômico. EFE jk/wr/fb

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG