AIEA fará em Viena reunião sobre Irã e Síria

Viena, 21 set (EFE) - O Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) iniciará na segunda-feira, em Viena, uma reunião centrada na investigação do polêmico programa nuclear do Irã e nas supostas atividades atômicas da Síria.

EFE |

Em nenhum dos dois casos são esperadas ações concretas do órgão executivo da agência nuclear da ONU - no caso do Irã, devido à falta de consenso entre as principais potências; quanto à Síria, em virtude da ausência de provas concretas.

No último relatório sobre a investigação nuclear no Irã, o diretor-geral da AIEA, Mohamed ElBaradei, expressou uma "séria preocupação" com a falta de cooperação de Teerã.

Um alto funcionário da ONU disse esta semana que a investigação nuclear na República Islâmica está "estagnada".

ElBaradei afirmou que se o Irã não cooperar mais e não mostrar maior transparência, seus inspetores não poderão dar um veredicto confiável sobre o programa nuclear, que Teerã garante só ter fins pacíficos.

Os pontos mais delicados continuam sendo os estudos, como o Green Salt Project, relacionados às supostas pesquisas secretas centradas no processamento de urânio.

Além disso, os inspetores tentam esclarecer a existência de experiências com explosivos de grande potência - necessários para desencadear a reação em cadeia de uma explosão nuclear - e projetos de mísseis com corpos de reingresso na atmosfera.

Diante da falta de progresso, o Irã continua impulsionando seu programa de enriquecimento de urânio, material especialmente sensível devido a um possível duplo uso, civil e militar.

Devido às tensões entre Rússia e os países ocidentais após o conflito na Geórgia, ainda não há acordo sobre um novo endurecimento das sanções diplomáticas e comerciais contra o Irã. EFE jk/fh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG