AIEA e Irã retomarão amanhã negociação sobre programa nuclear iraniano

Teerã, 11 mai (EFE).- Uma equipe de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) iniciará amanhã uma nova visita ao Irã para retomar a negociação com as autoridades desse país sobre o polêmico programa nuclear iraniano, informou a agência Fars.

EFE |

A delegação internacional será liderada pelo diretor de Operações de Salvaguardas da AIEA, Herman Nackaerts, e "manterá conversas técnica durante três dias" com altos responsáveis do programa iraniano, disse o representante do Irã diante dessa agência nuclear, Ali Asghar Soltanieh, segundo a "Fars".

O número dois da AIEA, Olli Heinonen, manteve em abril passado duas rodadas de negociação em Teerã, nas quais tentou obter respostas à suposta elaboração pelo Irã de estudos nucleares secretos para fins militares.

As autoridades iranianas consideram que estas conversas são importantes, já que ocorrem antes de o diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei, elaborar este mês um novo relatório sobre as atividades nucleares da República Islâmica.

Teerã rejeita as alegações dos serviços secretos dos EUA e de outros países ocidentais sobre supostos estudos nucleares secretos do Irã, e afirma que seu programa é "pacífico". EFE rh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG