AIEA aprova acordo para inspeção de instalações nucleares indianas

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou por unanimidade nesta sexta-feira um acordo sobre a inspeção das instalações nucleares da Índia, passo importante para a conclusão de um polêmico convênio de cooperação neste setor entre Washington e Nova Délhi.

AFP |

As propostas apresentadas pela Índia para a vigilância de suas instalações nucleares "estão em conformidade" com "toda a regulamentação da AIEA", declarou o presidente dessa agência da ONU, o egípcio Mohamed ElBaradei.

"É um acordo de salvaguarda", considerou, lembrando que se trata de uma prática comum na AIEA.

ElBaradei afirmou que 14 dos 22 reatores nucleares indianos serão inspecionados até 2014 e as primeiras inspeções serão realizadas em 2009. Outros seis já estão em "acordos de salvaguarda" com a AIEA.

O acordo da AIEA era uma condição para um controverso convênio de cooperação nuclear entre Estados Unidos e Índia firmado em 2005, que prevê entre outras coisas o fornecimento por parte de Washington de materiais físseis e de tecnologia para fins civis.

Esta era uma questão complicada para a AIEA, pois a Índia fabricou secretamente bombas atômicas, iniciou testes e ainda não assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

A luz verde da AIEA facilitará a aprovação do acordo nuclear entre os dois países pelo Congresso dos Estados Unidos, que deve ratificá-lo.

ssw-pfe/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG