Aids: descoberto um gene-chave para a produção de anticorpos

Pesquisadores americanos descobriram um gene que desempenha um papel-chave na produção de anticorpos que neutralizam retrovírus como o HIV responsável pela Aids, segundo estudos divulgados nesta quinta-feira.

AFP |

Essa descoberta feita em ratos, potencialmente importante para a elaboração da vacina, poderá também explicar por que algumas pessoas expostas ao HIV (vírus da imunodeficiência humana) nunca foram infectadas, revelam os autores desse estudo publicado na revista Science de 5 de setembro.

Esse gene, chamado de Apobec3, que existe também entre os humanos, controla sozinho a capacidade dos ratos de produzir anticorpos neutralizando os retrovírus, o que lhes permite combater infecções com sucesso.

Os pesquisadores consideram a hipótese de que esse gene possa desempenhar o mesmo papel entre os humanos e neutralizar o retrovírus responsável pela Aids.

Essa hipótese é apoiada em estudos anteriores que mostram que as proteínas produzidas pelo Apobec3 têm propriedades anti-HIV e que a região do cromossomo onde se encontra esse gene influencia a capacidade desse vírus de infectar o organismo.

js/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG