exemplar - Mundo - iG" /

AI e HRW classificam condenação de Fujimori como exemplar

Lima, 7 abr (EFE).- A Anistia Internacional (AI) e a organização Human Rights Watch (HRW), que enviaram observadores para o julgamento de Alberto Fujimori, classificaram como exemplar a sentença de 25 anos de prisão imposta ao ex-presidente peruano.

EFE |

Fujimori foi condenado por seu envolvimento nos massacres de Barrios Altos e La Cantuta, que mataram 25 pessoas, e pelo sequestro de um jornalista e de um empresário, delitos cometidos entre 1991 e 1992.

Javier Zúñiga, representante da AI, disse à Agência Efe que a decisão da Justiça peruana "é uma das mais importantes dos últimos tempos, por se referir às responsabilidades de um chefe de Estado em crimes cometidos por organismos que ele mandou ou ajudou criar".

Neste sentido, destacou que o veredicto pode ser considerado "exemplar para o mundo, pela forma como o tribunal abordou as provas, que terá profundas implicações em outros casos de violação aos direitos humanos".

Já Maria McFarland, observadora da HRW, disse que a sentença do tribunal envia "uma mensagem positiva para o Peru e para o mundo: a de que uma corte nacional é capaz de fazer justiça (em um caso de violação de direitos humanos), algo pouco comum".

McFarland destacou que "há poucos anos os tribunais eram dominados pelo próprio Fujimori, e hoje um deles envia uma mensagem importante sobre o papel da Justiça num Governo democrático e que protege os direitos humanos". EFE fjo/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG