colaboradores de Israel em Gaza - Mundo - iG" /

AI denuncia perseguição do Hamas contra colaboradores de Israel em Gaza

O Hamas executa na Faixa de Gaza uma campanha de perseguição de suspeitos de colaborar com Israel que já custou a vida de 20 homens e torturas a muitos outros, denuncia a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI).

AFP |

"O Hamas realiza, desde a ofensiva israelense, uma campanha de perseguição contra aqueles que considera 'colaboradores' de Israel", explica a AI em um comunicado divulgado em Genebra e baseado em depoimentos obtidos na região.

"Vinte homens foram assassinados, dezenas mais feridos ou torturados", acrescenta a nota da ONG.

As informações confirmam as versões de grupos de defesa dos direitos humanos e das vítimas da repressão na Faixa de Gaza. Dois grupos, o centro Ad-Dameer e o Centro Palestino para os Direitos Humanos, afirmaram no fim de janeiro que dezenas de membros do Fatah ou de pessoas acusadas de ajudar Israel haviam sido atacadas pelos serviços de segurança do Hamas durante e depois da ofensiva israelense (27 de dezembro-18 de janeiro).

Assim como os grupos citados, a AI denuncia "sequestros, execuções deliberadas e ilegais, tortura e ameaças de morte daqueles que são acusados de 'colaborar' com Israel, assim como contra opositores e pessoas que criticavam o Hamas".

As pessoas feridas foram atingidas por tiros nas pernas, nos joelhos com a intenção de causar dano permanente, explica a Anistia. A ONG afirma ainda que alguns feridos foram agredidos de maneira tão violenta que sofreram múltiplas fraturas.

A AI pede ao Hamas, que controla a Faixa de Gaza, o fim imediato da campanha de abusos e que aceite a criação de uma comissão nacional imparcial que ficaria responsável por uma investigação independente.

A ofensiva israelense matou 1.330 palestinos. O cessar-fogo foi violado em várias ocasiões por novos disparos de foguetes palestinos, seguidos por bombardeios de represália israelenses.

at/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG