Ahmadinejad visita Afeganistão na quarta-feira, segundo televisão estatal

Teerã, 8 mar (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, viajará na quarta-feira até Cabul para conversar sobre a situação regional e a relação bilateral com seu colega afegão, Hamid Karzai, confirmaram hoje fontes oficiais.

EFE |

A visita tinha sido anunciada para esta segunda-feira, mas foi adiada por razões não reveladas.

Uma fonte afegã disse à televisão estatal via satélite "PressTV" que o presidente iraniano cancelou sua viagem antes da chegada a Cabul do secretário de Defesa americano, Robert Gates, em um visita não anunciada.

Este será o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado desde a reeleição de ambos em processos eleitorais marcados pelas acusações de fraude.

Segundo fontes oficiais, a visita tem como objetivos principais ampliar e fortalecer as relações bilaterais e examinar os problemas, em particular de segurança, do Afeganistão.

O Irã argumenta reiteradamente que a instabilidade do Afeganistão é fruto da presença das tropas estrangeiras no país, especialmente dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Neste sentido, o Irã exige a retirada das tropas estrangeiras e defende isso pelo que define como uma "solução regional". EFE jm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG