Ahmadinejad tomará posse no começo de agosto

Teerã, 26 jul (EFE).- O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, tomará posse em 5 de agosto, quando terá início o segundo mandato consecutivo do chefe de Estado.

EFE |

Segundo Hamid-Reza Hayibabai, membro da mesa diretora do Parlamento, além do presidente iraniano, discursarão na cerimônia o chefe do Poder Judiciário do país, o aiatolá Mahmoud Shahrudi, e o presidente da casa, Ali Larijani.

"A partir desta data, o presidente terá um prazo de duas semanas para apresentar seu novo gabinete ao Parlamento", disse Hayibabai em declarações citadas pela agência iraniana de notícias "Mehr".

O legislador iraniano afirmou ainda que, feita a apresentação dos ministros, o Parlamento islâmico terá uma semana para aprová-lo.

Ahmadinejad foi proclamado presidente do Irã pelo ministro de Interior um dia após as eleições presidenciais de 12 de junho, denunciadas como fraudulentas pelos candidatos da oposição.

A contestada vitória de Ahmadinejad gerou grandes manifestações na maioria das cidades iranianas, especialmente em Teerã. A repressão aos protestos pela Polícia e os milicianos islâmicos Basij deixaram um saldo de 20 mortos e milhares de detidos. EFE msh/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG