Ahmadinejad recebe presidente senegalês

Teerã, 9 jul (EFE) - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, se reuniu hoje em Teerã com o chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wade, e lhe comunicou que está disposto a ajudar para resolver os problemas do continente africano, informou a agência Irna.

EFE |

Wade iniciou hoje uma visita oficial a Teerã, após assistir à reunião dos líderes do G8 (sete nações mais ricas do mundo e a Rússia) no Japão, à qual também compareceram os chefes de Estado de Etiópia, Argélia, Gana, Nigéria, África do Sul e Tanzânia.

Ahmadinejad, em sua reunião com Wade, também se mostrou disposto a transmitir aos países africanos a experiência iraniana nos campos de indústria petrolífera, acrescentou a "Irna".

"O Irã não tem qualquer limitação para a mudança de suas experiências e suas conquistas em diferentes campos, especialmente nos setores de energia, a países muçulmanos e a Estados amigos, entre eles o Senegal", disse o presidente iraniano.

Já Wade "mostrou satisfação com o estabelecimento de projetos econômicos iranianos no Senegal, especialmente nos âmbitos da construção de instalações petroquímicas, refinarias e da indústria automobilística", segundo a agência.

O Irã, em conflito com nações ocidentais por suas atividades nucleares, tenta fortalecer as relações econômicas com países latino-americanos e africanos, sobretudo nos campos de energia e petroquímica. EFE msh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG