Ahmadinejad recebe Chávez como aliado contra "abuso" do Ocidente

Irã e Venezuela pretendem aumentar cooperação bilateral nos setores do petróleo, gás e petroquímico

iG São Paulo |

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, recebeu nesta terça-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, seu aliado latino-americano, e lhe agradeceu o apoio dado contra os "abusos" do Ocidente com a República Islâmica.

AFP
Chávez e Ahmadinejad se encontram em Teerã


Os dois presidentes são malvistos pelos Estados Unidos, que lideraram a imposição de pesadas sanções da ONU contra o Irã por causa de seu programa nuclear. O governo norte-americano teme que o programa possa conduzir à fabricação de armas atômicas, o que o Irã nega, afirmando que a finalidade é pacífica – produção de energia elétrica.

Venezuela e Irã são grandes exportadores de petróleo. Ahmadinejad e Chávez inspecionaram a guarda de honra antes de iniciarem uma reunião cujo objetivo é aumentar a cooperação bilateral nos setores do petróleo, gás e petroquímico, informou a mídia iraniana.

"A posição fraternal e evoluída da Venezuela na condenação das sanções contra o Irã impostas pelo abuso das potências é indicativa dos laços profundos e firmes entre os dois países", disse Ahmadinejad, segundo reportou a agência de notícias Isna.

Chávez está no décimo dia de um giro pela Europa e Oriente Médio. Na sexta-feira, ele firmou um acordo com a Rússia para a construção da primeira usina nuclear venezuelana.

*Com Reuters

    Leia tudo sobre: irãvenezuelachávezahmadinejadpetróleo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG