Negociações sobre programa nuclear são passo à frente - Mundo - iG" /

Ahmadinejad: Negociações sobre programa nuclear são passo à frente

Teerã, 20 jul (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse hoje que a negociação para solucionar a disputa pelo programa nuclear de seu país representa um passo à frente.

EFE |

Ahmadinejad expressou esta postura após a reunião mantida ontem, em Genebra, entre o principal negociador nuclear iraniano, Saeed Jalili, e o chefe da diplomacia da União Européia, Javier Solana, que contou também com a presença do subsecretário de Estado para Assuntos Políticos do Departamento de Estado americano, William Burns.

Solana disse, após a reunião, que não recebeu uma resposta concreta do Irã ao conjunto de incentivos oferecido para que Teerã suspenda o enriquecimento de urânio, mas qualificou o encontro de "construtivo" e aceitou retomar os contatos em aproximadamente duas semanas.

Por sua parte, os EUA insistem que o Irã deve suspender suas atividades do enriquecimento de urânio. O porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack, advertiu a Teerã que "precisa escolher entre a cooperação ou o confronto".

"Toda conversa é um passo à frente", disse o presidente iraniano, que reiterou que seu país "rejeita as ameaças" e "não renuncia a seus direitos nucleares".

"Esperamos mais ameaças e mais hostilidade dos inimigos, mas a força do Irã cresce dia após dia, e vamos para frente", acrescentou Ahmadinejad.

O governante iraniano não se referiu, no entanto, às informações sobre a possibilidade de os EUA, que não têm relações diplomáticas com o Irã há três décadas, abrirem um escritório em Teerã. EFE fa/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG