Teerã, 30 abr (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ressaltou hoje em Teerã a necessidade de que seu país e a Rússia desempenhem um papel influente nas questões internacionais e aprofundem a cooperação entre si, a favor da segurança internacional e da região.

"A potência dos EUA e de alguns países arrogantes que colocaram as bases das relações (internacionais) durante a Segunda Guerra Mundial está entrando em colapso", disse Ahmadinejad, em reunião em Teerã com secretário-adjunto do Conselho de Segurança da Rússia, Valentin Sobolev, segundo a agência "Irna".

Além disso, insistiu em que é preciso "usar as capacidades do Irã e da Rússia a favor do desenvolvimento das relações bilaterais".

Ahmadinejad também elogiou a cooperação entre Teerã e Moscou no âmbito nuclear, e considerou como "florescente" o futuro das relações entre os dois países.

A Rússia está construindo um reator nuclear para o Irã na região de Bushehr, no oeste iraniano, e fornece combustível nuclear aos iranianos.

Sobolev chegou ao Irã na segunda-feira passada, para falar com as autoridades iranianas sobre a "cooperação em matéria de segurança", e se reuniu com o principal negociador iraniano no tema nuclear, Sayed Jalili, e com o ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, entre outros. EFE msh/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.