Ahmadinejad planeja viagem à Venezuela em maio

Teerã, 4 abr (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, planeja viajar em maio à Venezuela para assinar vários acordos definidos durante a atual visita do chefe de Estado venezuelano, Hugo Chávez, a Teerã, confirmaram à Agência Efe fontes oficiais.

EFE |

A possível viagem de Ahmadinejad, que poderia ser uma das últimas como presidente do Irã, antes das eleições de 12 de junho, não tem data fixa, mas um assunto principal: a criação de uma companhia conjunta de exploração mineradora.

Chávez disse ontem à noite à imprensa de seu país que esta nova iniciativa conjunta pretende oferecer aos dois países seis tipos de minerais diferentes.

Ontem à noite, os ministros do Petróleo de ambos os países, o iraniano Gholam Hossein Nozari e o venezuelano Rafael Ramírez, chegaram a um acordo para que a companhia nacional de petróleo iraniana Petropars adquira a concessão de exploração de uma jazida de petróleo na Venezuela.

Além disso, o Irã e a Venezuela inauguraram na sexta-feira o primeiro banco binacional, destinado a financiar projetos conjuntos em diversos setores.

Chávez conclui esta tarde uma visita de três dias ao Irã e parte para o Extremo Oriente, dentro de uma viagem de alto perfil econômico, descrita por alguns de seus ministros como um "investimento". EFE jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG