justiça substitua o ódio no Ano Novo persa - Mundo - iG" /

Ahmadinejad pede que justiça substitua o ódio no Ano Novo persa

Teerã, 20 mar (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, manifestou hoje seu desejo de que o início do Ano Novo persa e a chegada da primavera (hemisfério norte) sirva para que a justiça substitua o ódio e a discriminação no cenário internacional.

EFE |

Em discurso por ocasião da festa do Noruz, primeiro dia do ano segundo o calendário solar persa, Ahmadinejad ressaltou que a "humanidade deve construir um mundo caracterizado pela paz, pela estabilidade e pela amizade, construído sobre a ética e a espiritualidade".

As declarações de Ahmadinejad foram divulgadas poucas horas depois de o presidente americano, Barack Obama, dirigir uma mensagem conciliadora ao povo iraniano, na qual propôs pôr fim a três décadas de hostilidade entre os dois países.

Teerã e Washington romperam seus laços diplomáticos em abril de 1980, quando houve a Revolução Islâmica que derrubou a monarquia pró-ocidental do último xá da Pérsia, Mohammed Reza Pahlevi.

No entanto, as raízes do conflito remontam a 1953, data na qual um golpe de Estado executado pela CIA (agência de inteligência dos EUA) em colaboração com os serviços secretos britânicos derrubou o primeiro-ministro nacionalista Mohammed Mosadegh e devolveu o poder absoluto ao xá.

As relações entre EUA e Irã pioraram em 2002, durante a administração do ex-presidente americano George W. Bush, depois de a oposição iraniana no exílio denunciar que o país asiático mantinha um programa paralelo e secreto para a aquisição de armas nucleares.

Hoje, um dos principais assessores da Presidência iraniana, Ali Akbar Javanfekr, declarou à Agência Efe que o Irã "recebe de boa fé" a mensagem de Obama, mas a considera insuficiente e acrescentou que boas palavras devem se traduzir em fatos.

"Os EUA devem admitir seus erros históricos" ressaltou Javanfekr, considerado um dos colaboradores mais próximos de Ahmadinejad. EFE jm/bba/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG