Ahmadinejad nomeia novo vice-presidente; Parlamento segue avaliando ministros

Teerã, 1º set (EFE).- O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, nomeou hoje um de seus estreitos colaboradores, Mohammad Javad Mohammad Zadeh, vice-presidente para Assuntos Ambientais.

EFE |

Mohammad Zadeh foi nomeado horas antes de o Parlamento concluir as avaliações dos novos ministros propostos por Ahmadinejad, que amanhã serão confirmados ou não em seus respectivos cargos.

O novo vice-presidente para Assuntos Ambientais, que era governador da província de Khorasan (leste) até ser nomeado, foi escolhido para assumir o Departamento de Meio Ambiente "devido à sua experiência em gestão", indica um decreto presidencial.

Mohammad Zadeh é um antigo e íntimo colaborador do presidente iraniano. Entre 2003 e 2005, ele foi vice-prefeito para assuntos urbanísticos quando Ahmadinejad era o então administrador da capital.

Horas antes de o novo vice-presidente para Assuntos Ambientais ser anunciado, o Parlamento analisou os programas de 11 dos novos ministros indicados pelo presidente.

A primeira a subir à tribuna do Legislativo foi a indicada ao Ministério da Saúde, Marzieh Vahid Dastjerdi, uma da três mulheres propostas por Ahmadinejad.

Dastjerdi, uma ginecologista que defende políticas de saúde diferentes para cada sexo, é, segundo os analistas, a que mais chances tem de ser aceita pelos parlamentares.

Caso seja confirmada no cargo, será a primeira mulher a assumir um ministério nos 30 anos de história da República Islâmica.

A aprovação de Dastjerdi, no entanto, parece complexa e deve ser apertada. Se não for aceita, o presidente do país terá 15 dias para propor novos nomes.

De acordo com as previsões, entre quatro e seis dos nomes propostos podem não se aprovados pelos deputados. EFE jm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG