Ahmadinejad: Irã tem capacidade de enriquecer urânio a 80%

Teerã - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, garantiu hoje que seu país tem capacidade para enriquecer urânio até 80%, mas por enquanto não está interessado em chegar a esse nível.

EFE |

Em discurso durante a celebração do 31º aniversário da Revolução Islâmica, o líder disse, inclusive, que seu país seria "corajoso o suficiente" para "anunciar com antecedência" o desenvolvimento de uma bomba atômica.

Diante de milhares de pessoas reunidas na emblemática Praça de Azadi, no sudoeste da capital, Ahmadinejad revelou que cientistas de seu país já conseguiram produzir o primeiro urânio enriquecido a 20%.

"O enriquecimento começou na terça-feira e os cientistas já foram capazes de conseguir o primeiro urânio enriquecido a 20%", afirmou.

O presidente iraniano disse ainda que o Irã já é "um país nuclear" e que tem a intenção de "triplicar a produção" de urânio a 3,5%.

Com centenas de milicianos Basij à frente da tribuna em que discursava, Ahmadinejad retomou seu tom mais duro e proclamou que "os inimigos sofrerão uma sonora derrota".

Nesta quinta-feira, o Irã celebra o 31º aniversário da queda do último xá de Pérsia, Mohamad Reza Pahlevi.

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG