Ahmadinejad espera que Obama mude política externa dos EUA

Teerã, 6 nov (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, felicitou hoje o, Barack Obama pela vitória nas eleições e expressou seu desejo de que aconteçam mudanças nas políticas interna e externa de Washington.

EFE |

"O Irã dará as boas-vindas a qualquer mudança justa e básica nas políticas dos EUA, especialmente no Oriente Médio", diz a mensagem enviada pelo presidente iraniano, segundo a agência estatal "Irna".

Ahmadinejad alertou a Obama que os americanos esperam que seu Governo "retifique a situação crítica que os EUA enfrentam, restaure a reputação perdida e suas esperanças, além de que respeite totalmente os direitos humanos e fortaleça as bases da família".

"Eles também querem que a intervenção dos EUA se limite ao interior de suas fronteiras, especialmente no Oriente Médio.

Espera-se uma mudança para restabelecer os direitos dos palestinos, iraquianos e afegãos", disse o presidente iraniano.

EUA e Irã mantêm cortados seus laços diplomáticos desde que o levante liderado pelo aiatolá Khomeini, em 1979, acabou com o regime autoritário do último xá de Pérsia, Mohamad Reza Pahlevi.

Nos últimos anos, a relação entre os dois países se caracterizou por enfrentamentos diplomáticos, especialmente no que diz respeito ao polêmico programa nuclear iraniano. EFE ssa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG