Ahmadinejad e Chávez expressam interesse em aumentar cooperação

Teerã, 27 abr (EFE).- Os presidentes do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e da Venezuela, Hugo Chávez, se mostraram determinados a aprofundar a cooperação entre os dois países em todos os âmbitos, informou hoje a agência Irna.

EFE |

Durante uma conversa por telefone, Ahmadinejad destacou a importância de Irã e Venezuela acelerarem a implementação dos acordos assinados até agora pelos dois países, inclusive os firmados durante a recente visita a Caracas do ministro de Indústria e Mineração iraniano, Ali-Akbar Mehrabian.

Após declarar que a Venezuela está na "vanguarda da luta contra o imperialismo na América do Sul" e de reiterar seu desejo de fechar acordos de cooperação com outros países latino-americanos, o presidente do Irã também disse acreditar que Teerã e Caracas "continuarão seu processo de desenvolvimento e resistência à hegemonia dos Estados Unidos".

Por sua vez, Chávez expressou sua satisfação pela crescente cooperação com o Irã e afirmou que esta "aumentará ainda mais graças aos esforços dos altos oficiais" dos dois países, segundo a "Irna".

A cooperação entre Irã e Venezuela, especialmente no âmbito industrial, têm crescido desde a chegada de Ahmadinejad ao poder, em 2005.

Na semana passada, uma delegação iraniana participou em Caracas das reuniões da Comissão Mista de Alto Nível Venezuela-Irã, que discutiu 192 projetos conjuntos.

Durante essas reuniões, foi anunciado em Caracas que os dois países planejam a construção de um "grande complexo industrial" no sul da Venezuela.

Além disso, o assessor da companhia iraniana Petropars, Mohammad Hassan Mirzai, declarou na terça-feira que os dois Estados assinarão "em breve" um acordo que permitirá ampliar a cooperação bilateral no âmbito petrolífero e que incluirá a exploração de várias jazidas na Venezuela. EFE msh/wr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG