Ahmadinejad diz ver possibilidade de retomar negociação nuclear

Presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad não descarta retomada das conversas com grandes potências, encerradas sem acordo no sábado

AFP |

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad considerou possíveis novas negociações sobre a questão nuclear com as grandes potências que possam levar a resultados. A afirmação foi feita em um discurso neste domingo em Rasht, no noroeste do país, um dia depois do fracasso das conversas sobre o programa nuclear iraniano realizadas nesta semana em Istambul.

AFP
Presidente iraniano fez pronunciamento um dia após fracasso das negociações
Apesar da falta de resultados e da decepção mencionada pelas grandes potências, Ahmadinejad afirmou que "as condições estão reunidas para que alcancemos bons acordos nas futuras reuniões se o outro lado demonstrar respeito e justiça com o Irã".

"Jamais acreditamos que o assunto poderia ser resolvido em algumas reuniões, sobretudo por causa do que pensam as grandes potências", afirmou. "Mas se o outro lado estiver disposto a seguir o caminho da justiça, da legalidade e do respeito, podemos esperar chegar aos resultados que todo o mundo espera", completou Ahmadinejad.

As conversas em Istambul sobre o programa nuclear iraniano entre Teerã e as grandes potências mundiais -- que temem que a República Islâmica tente produzir armamento atômico -- terminaram no sábado com um fracasso. A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, intermediária das conversações entre o grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha) e o Irã se declarou "decepcionada" ao fim das discussões.

    Leia tudo sobre: IrãPolíticaNuclearDiplomacia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG