império americano está chegando ao final do caminho - Mundo - iG" /

Ahmadinejad diz que império americano está chegando ao final do caminho

Nações Unidas, 23 set (EFE) - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou hoje que o império americano está chegando ao final de seu caminho e os próximos governantes americanos devem limitar sua interferência a suas próprias fronteiras. Em discurso perante a Assembléia Geral da ONU, o dirigente iraniano reafirmou o inalienável direito de todas as nações a produzir energia nuclear para fins pacíficos, frente às suspeitas dos Estados Unidos e de alguns países europeus. Ele denunciou que algumas nações poderosas exercem uma pressão política e econômica contra o Irã e também no seio da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) para que adote sanções contra seu país. São esses mesmos poderes que produzem uma nova geração de armas nucleares letais e possuem um arsenal de armas nucleares que não são monitorados pelas organizações internacionais, afirmou. Na verdade, disse, (esses países) não são contrários às armas, mas se opõem ao progresso das nações e tentam monopolizar as tecnologias e usá-las para impor sua vontade a outras nações. O povo iraniano seguirá defendendo seus direitos. Aceita o diálogo, mas não aceita nem aceitará exigências ilegais, afirmou.

EFE |

Ahmadinejad considerou que "chegou o momento de que a AIEA apresente à comunidade internacional um relatório claro de seu controle do desarmamento dos poderes nucleares e atividades de outras nações poderosas".

O presidente iraniano também atacou as intervenções dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em países como o Afeganistão, onde disse que pessoas inocentes são bombardeadas em ruas, mercados, colégios ou bodas.

Na América Latina, disse, os povos vêem sua segurança e interesses nacionais ameaçados por poderes externos dominantes e inclusive pelas embaixadas de alguns países. EFE va/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG