nada importante no discurso de Obama - Mundo - iG" /

Ahmadinejad diz que não vê nada importante no discurso de Obama

Teerã, 20 mai (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou hoje que não ouviu nada de importante nas últimas declarações sobre o Irã do líder americano, Barack Obama, e que seu país ainda permanece à espera.

EFE |

Em discurso pré-eleitoral pronunciado nesta quarta-feira na cidade de Semnan, o presidente iraniano disse que é "embaraçoso" para Washington "reconhecer o papel do Irã".

"Não é possível prestar atenção a todas as declarações. Alguns se sentam e falam. Mas acho que não há nada de importante nas palavras do presidente americano", disse Ahmadinejad, em referência à reunião que Obama manteve na segunda-feira com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Após o encontro, o líder americano expressou seu desejo de que sua proposta de reconciliação com o Irã avance de forma substancial até o final deste ano.

Estados Unidos e Irã romperam laços diplomáticos em abril de 1980, após consolidada a vitória da Revolução islâmica que retirou do poder o último Xá da Pérsia, o pró-ocidental Mohamad Reza Pahlevi.

Após três décadas de animosidade, Obama ofereceu ao regime dos aiatolás uma aproximação, proposta que causou inquietação em certos setores conservadores.

Sobre isso, Ahmadinejad disse hoje que seu país está muito tranquilo e que os Estados Unidos que estão em uma posição de urgência.

"É preciso prestar atenção ao discurso nos últimos quatro anos e ao atual. Antes, não podiam reconhecer o Irã, e agora reconhecem sua presença. É difícil para eles reconhecer nosso progresso", disse.

EFE jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG