Ahmadinejad diz que não acredita na bomba atômica

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad declarou em uma entrevista divulgada nesta segunda-feira pela rede NBC que responderia positivamente se os Estados Unidos mudassem de posição em relação ao Irã.

AFP |

Além disso, negou taxativamente que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares.

"Não estamos trabalhando na fabricação de uma bomba. Não acreditamos na bomba atômica".

"Hoje vemos uma nova atitude dos Estados Unidos e das autoridades norte-americanas. Gostaria de saber se essa atitude abrirá um novo caminho; em outros termos, respeito mútuo, cooperação e justiça. Ou (se) esse caminho será a continuação de um confronto com o povo iraniano, mas de uma outra maneira", declarou o presidente.

"Se essa situação for uma continuação do processo que vinha sendo conduzido, o povo iraniano deve defender seus direitos assim como seus interesses. Mas se o caminho iniciar um novo rumo, nos veremos frente a uma nova situação e a resposta do povo iraniano será positiva", acrescentou.

A Casa Branca se manifestou cética quanto a uma vontade de compromisso por parte do governo iraniano, assinalando que Ahmadinejad diz uma coisa e fala o contrário dias depois.

"O presidente Ahmadinejad diz uma coisa ao povo iraniano no sábado e outra coisa a um jornalista americano na segunda", ironizou a porta-voz Dana Perino. "Dessa forma, acho que todos temos que considerar isso como uma saudável dose de ceticismo".

Em todo caso, o porta-voz do departamento de Estado, Gonzalo Gallegos, afirmou que os Estados Unidos esperam uma "declaração definitiva" do Irã sobre sua oferta de cooperação internacional.

"Estamos esperando por um comunicado definitivo do governo do Irã, e esperamos que chegue através de uma via tradicional", afirmou o porta-voz.

pp/chv/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG