Ahmadinejad diz que há boas condições para relação com Venezuela

Teerã, 5 out (EFE) - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, qualificou hoje de boas as condições para a ampliação das relações bilaterais entre Irã e Venezuela.

EFE |

Segundo a televisão iraniana, Ahmadinejad se reuniu hoje à tarde com o ministro de Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, em Teerã.

O chanceler venezuelano chegou sábado à noite à frente de uma delegação do país em visita-relâmpago de um dia que não tinha sido anunciada pela imprensa iraniana.

O presidente iraniano disse que o desenvolvimento dos eventos no mundo preparou o terreno para a cooperação entre o Irã e Venezuela.

"Hoje, precisamos tomar grandes decisões para ampliar as relações bilaterais e internacionais", afirmou Ahmadinejad em sua reunião com o chefe da diplomacia da Venezuela.

Além disso, o presidente iraniano afirmou que ainda haverá novos eventos no mundo "que mudarão as condições a favor dos países seguidores da justiça".

Ahmadinejad acrescentou que "a cooperação entre Irã e Venezuela pode servir de modelo para as lutas antiimperialistas".

O ministro de Exteriores venezuelano insistiu, por sua vez, na necessidade de ampliar as relações bilaterais entre Teerã e Caracas.

Ao descrever o processo dos acordos bilaterais entre Irã e Venezuela, Maduro pediu para acelerar a implementação desses pactos.

O ministro de Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, com quem Maduro também se reuniu hoje, anunciou em entrevista coletiva conjunta que o presidente venezuelano, Hugo Chávez viajará até o final do ano ao país.

A delegação venezuelana deve deixar Teerã hoje à noite. EFE msh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG