Ahmadinejad diz estar disposto a conversar com os EUA

TEERÃ - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta quarta-feira que seu país irá aceitar conversar com os Estados Unidos com a condição de que Barack Obama se mostre honesto ao estender a mão ao país.

Redação com AP |

O comentário de Ahmadinejad foi feito depois que o governo de Obama deu sinais que deve mudar a relação com o país.

Numa virada na diplomacia dos EUA, Obama disse que deseja melhorar as relações dos EUA com a República Islâmica e ofereceu um novo começo, após décadas de desconfiança. Até agora o Irã respondeu com cautela ao gesto de Obama.

Ele fez gestos em direção ao Irã já em seu discurso de posse, em janeiro, e no mês passado divulgou uma mensagem de vídeo ao regime e à população do Irã, exortando-os a um novo começo nas relações.

Na época, Aliakbar Javanfekr, um assessor de Ahmadinejad, disse que o Irã aguardava "medidas práticas" por parte dos EUA.

Relações cortadas

Os EUA cortaram relações com Teerã durante a crise de 1979-1981, na qual estudantes iranianos ativistas mantiveram dezenas de diplomatas norte-americanos como reféns na embaixada dos EUA durante 444 dias.

O país acusa o Irã de tentar desenvolver armas nucleares e suspeita que o Irã use seu programa nuclear civil para acobertar um programa de armas. Teerã diz que está desenvolvendo apenas energia nuclear pacífica.

Entretanto, diferentemente de seu predecessor, George W. Bush, que descreveu o Irã como parte de um "eixo do mal" que representa riscos à segurança, Obama vem se mostrando disposto a melhorar as relações com Teerã.

Ele também prometeu melhorar as relações com o mundo muçulmano em geral, depois dos ataques de 11 de setembro e das guerras no Iraque e Afeganistão.

Em discurso feito na segunda-feira diante do Parlamento da Turquia, país de maioria muçulmana, Obama disse que os EUA "não estão e nunca estarão em guerra com o Islã".

Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG