Ahmadinejad diz a Assad que não cederá no programa nuclear

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, disse neste sábado a seu homólogo sírio, Bachar al Assad, que o Irã não cederá em relação ao seu programa nuclear, apesar da pressão internacional.

AFP |

"Participaremos de todas as negociações e discutiremos todos os assuntos que contribuam para consolidar nossos direitos em matéria nuclear (...), mas a nação iraniana não cederá em relação a seus direitos atômicos", afirmou o líder iraniano durante uma reunião com Assad, que chegou a Teerã na tarde deste sábado.

A visita ocorre no momento em que termina o prazo de quinze dias fixado pelas grandes potências para que Teerã responda à oferta de cooperação em troca do fim do enriquecimento de urânio.

Em 19 de julho passado, em Genebra, o negociador iraniano para temas nucleares, Said Khalili, foi informado pelo grupo dos 5+1 (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha) que Teerã tinha 15 dias de prazo para responder à proposta.

Neste sábado, Assad se disse convencido de que o Irã não tem qualquer intenção de fabricar uma arma atômica, como temem as potências ocidentais.

"A Síria considera que cada país, incluindo o Irã, tem o direito de enriquecer urânio e manter um programa nuclear que respeite os tratados internacionais", declarou Assad, segundo o site da presidência iraniana.

"A Síria se mantém firme ao lado do Irã e não modificará sua posição", garantiu Assad, cujo país participa de negociações de paz indiretas com Israel.

Ahmadinejad destacou que "alguns países se enganaram ao tentar criar divisões entre Irã e Síria, que se manterão sempre unidos".

O líder iraniano atacou Israel dizendo que "o regime sionista perdeu a razão de ser e já não pode dirigir as políticas americanas e européias para a região. Está fadado ao aniquilamento".

A aliança entre Irã e Síria foi consolidada em 2006, com a assinatura de um acordo de cooperação militar.



    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG