inegável direito nuclear - Mundo - iG" /

Ahmadinejad descarta negociar inegável direito nuclear

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, descartou nesta segunda-feira a possibilidade de negociar o que considera o inegável direito nuclear do país e insistiu que qualquer diálogo sobre a questão deve ser centrada na cooperação sobre um uso pacífico da energia atômica e a não proliferação.

AFP |

"Do nosso ponto de vista, a questão nuclear está encerrada. Não negociaremos sobre os direitos inegáveis do Irã", afirmou em uma entrevista coletiva o presidente ultraconservador.

"O que anunciamos é uma cooperação em duas partes: cooperação no uso pacífico da energia atômica limpa e para prevenir a proliferação de armas atômicas".

Ahmadinejad resumiu a postura de Teerã horas antes do início da reunião do conselho de ministros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena.

O presidente iraniano também afirmou que a República Islâmica está disposta a iniciar um "diálogo lógico e justo" com as grandes potências e que ele mismo está pronto para uma conversar pública com o presidente americano, Barack Obama, ante os meios de comunicação internacionais.

hif/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG