boas notícias sobre programa nuclear na quinta - Mundo - iG" /

Ahmadinejad dará boas notícias sobre programa nuclear na quinta

Teerã, 6 abr (EFE).- O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, dará boas notícias sobre o programa nuclear do país na próxima quinta-feira durante uma visita à usina de Isfahan, no sul da nação, anunciou hoje a agência de notícias local Mehr News.

EFE |

A fonte, que cita o ministro de Energia iraniano, Parviz Fattah, antecipou que o líder falará sobre os progressos feitos na central de Bushehr, localizada no sul do país, em seu discurso por ocasião do dia Nacional da Energia Nuclear.

O ministro afirmou que os cientistas iranianos "fizeram grandes progressos. O presidente os anunciará e falará do uso pacífico da energia em Isfahan".

A usina nuclear de Bushehr começou a ser construída há dez anos no litoral iraniano do Golfo Pérsico com a ajuda da Rússia, mas as sanções internacionais contra o Irã causaram atrasos no projeto.

Fattah disse à agência "Mehr" que seu ministério espera poder começar a utilizar a eletricidade gerada nesta usina a partir do segundo semestre.

No começo do ano, o Irã anunciou que a usina já tinha começado a funcionar em fase de testes e que estará plenamente operacional em meados de agosto.

Os Estados Unidos, Israel e a União Europeia (UE) acusam o Irã de esconder um programa nuclear paralelo para a aquisição de um arsenal de armas atômicas, mas o regime iraniano nega. EFE jm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG