Teerã, 15 abr (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, concorrerá à reeleição no dia 12 de junho como candidato independente, informou hoje seu assessor de imprensa, Ali Akbar Javanfekr.

Em declarações divulgadas hoje pela imprensa local, Javanfekr lembrou que Ahmadinejad já concorreu como candidato independente nas eleições de 2005, quando venceu o ex-presidente iraniano Ali Akbar Rafsanjani.

O chefe de Estado iraniano está há vários meses envolvido em uma espécie de pré-campanha eleitoral implícita, com diversos discursos e viagens pelo interior do Irã, onde está a maior parte de seus eleitores.

Ahmadinejad e parte de seu gabinete viajaram hoje à província de Kerman, na 56ª viagem do presidente ao interior do país em seus quase quatro anos de Governo.

Embora o próprio presidente iraniano não tenha anunciado oficialmente que vai concorrer à reeleição, as ações tomadas em seu entorno apontam nesse sentido. Hoje, um de seus assessores mais próximos apresentou sua renúncia para preparar uma possível campanha.

Segundo a agência oficial de notícias iraniana, Mojtaba Samareh Hashemi abandonou seu cargo para "ter a oportunidade de trabalhar em outras áreas de responsabilidade".

Hashemi trabalha junto com Ahmadinejad desde sua eleição em 2005 e inclusive ocupou o cargo de secretário de Estado para assuntos políticos no Ministério do Interior iraniano. EFE jm/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.