Ahmadinejad aparece em 2º em disputa pela Presidência

Teerã, 27 mai (EFE).- O candidato iraniano independente Mir Hussein Mousavi (pró-reformista) aparece com quatro pontos de vantagem sobre o atual presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, na primeira pesquisa eleitoral feita no país desde o começo da campanha para a Presidência.

EFE |

Segundo o site "Ayandehnews", bloqueado no Irã, Mousavi tem o apoio de 38% do eleitorado nas dez maiores cidades do país, enquanto Ahmadinejad é o segundo colocado, com 34% das intenções de voto.

A sondagem segue a linha da realizada na semana passada, quando o período de campanha ainda não havia começado. Nela, Mousavi aparecia em primeiro, com o apoio de 47% dos eleitores de Teerã, segundo a televisão nacional iraniana (IRIB).

No entanto, em 12 de maio, o site afim à atual Administração iraniana, o "Rajanews", afirmava que, conforme uma pesquisa realizada nos dias 3 e 4 do mesmo mês, em Teerã e em outras 29 capitais, era o presidente Ahmadinejad (58,6%) que partia com uma ampla vantagem sobre Mousavi (21,9%).

Numa consulta similar realizada só na capital, o apoio a Ahmadinejad era de 44%, enquanto o que era dado a Mousavi chegava a 29%.

De acordo com o censo oficial, mais de 44 milhões de iranianos estão convocados para ir às urnas em 12 de junho, quando acontecerá a décima eleição presidencial do Irã desde que, há três décadas, triunfou a Revolução Islâmica. EFE ll/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG