Ahmadinejad anuncia lançamento de novo míssil

Teerã, 20 mai (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou hoje o lançamento de um novo míssil terra-terra, batizado com o nome de Sejjil-2.

EFE |

"Hoje, a República Islâmica conseguiu um novo marco no que diz respeito à fabricação de mísseis", afirmou Ahmadinejad durante um comício pré-eleitoral na cidade de Semman.

Segundo o presidente iraniano, citado pela agência de notícias local "Mehr", o Sejjil-2 é capaz de alcançar longas distâncias e é alimentado com "combustível sólido", o que o torna mais preciso.

"Quando o míssil é lançado, pode atravessar a atmosfera e perder uma de suas partes, enquanto a outra alcança o ponto onde tem que chegar" com precisão, explicou Ahmadinejad aos milhares de presentes ao ato.

Em fevereiro, o Irã pôs em órbita seu primeiro satélite de comunicações de fabricação integralmente nacional, fato que disparou os alarmes sobre os avanços conseguidos em seu programa de mísseis balísticos.

O país nunca negou que fabricasse mísseis de longo alcance e inclusive confirmou que tem em seus arsenais alguns como o Shahid-2, capaz de alcançar alvos a mais de dois mil quilômetros de distância.

No entanto, países como Estados Unidos, Israel e as principais potências européias temem que o Governo de Teerã esconda um suposto projeto militar destinado a dotar estes mísseis com ogivas nucleares. EFE msh-jm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG