Ahmadinejad adia visita oficial a Rússia

Moscou, 15 jun (EFE).- O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, adiou sua visita à Rússia de hoje para amanhã, onde se reunirá com o chefe do Kremlin, Dmitri Medvedev, informaram fontes diplomáticas russas.

EFE |

"O presidente iraniano não pôde vir hoje à Rússia devido a circunstâncias pessoais. Mas sua visita acontecerá na terça-feira, dia 16 de junho", disse a fonte à agência "Interfax".

Fontes diplomáticas iranianas na capital russa informaram anteriormente que Ahmadinejad tinha cancelado sua visita ao país, sem explicar o motivo.

Ahmadinejad estava previsto para chegar hoje à cidade russa de Yekaterimburgo, nos montes Urais, para uma reunião com o líder russo.

O líder iraniano participará amanhã da cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai (SCO, em sua sigla em inglês) "como representante de um país observador", segundo a Chancelaria russa.

Ahmadinejad expressou interesse em que o Irã ingresse como membro pleno da SCO, que inclui a Rússia, China e quatro países centro-asiáticos (Cazaquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Quirguistão).

Teerã tem sido palco de violentos protestos da oposição desde a reeleição de Ahmadinejad no sábado.

Gritando "morte ao ditador" e "abaixo o Governo golpista", milhares de pessoas foram às ruas da capital para denunciar a fraude eleitoral.

No domingo, em uma entrevista coletiva em Teerã, Ahmadinejad afirmou que "a situação está bem" e culpou a imprensa internacional de intromissão nos assuntos internos do Irã e de divulgar uma imagem falsa do país.EFE io/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG