Agenda do segundo dia da cúpula do G8 inclui debates sobre clima e alimentos

Toyako (Japão), 8 jul (EFE).- Os líderes do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia) iniciaram hoje em Toyako, na ilha japonesa de Hokkaido, o segundo dia de reuniões de sua cúpula anual, dedicado a analisar a mudança climática e a crise mundial dos alimentos.

EFE |

A Presidência japonesa faz pressão para aprovar um acordo que vá além do obtido no ano passado, na Alemanha, o qual diz que o G8 vai "considerar seriamente", até 2050, reduzir em 50% suas emissões de CO2 à atmosfera.

Os Estados Unidos se mostram reticentes a um compromisso que não envolva as nações emergentes, enquanto o Japão e os países europeus acham que a liderança na luta contra o aquecimento global cabe ao seleto clube de nações desenvolvidas.

Segundo fontes japonesas, a expectativa é que hoje mesmo sejam divulgados vários comunicados sobre a crise mundial dos alimentos, o desenvolvimento da África, o estado da economia mundial e o tratado de não-proliferação nuclear.

Os líderes de EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, Japão, Rússia e Itália começaram o segundo dia de sua cúpula anual depois das 10h (22h de Brasília de segunda-feira), com uma sessão de trabalho dedicada a analisar a economia mundial e as tensões inflacionárias.

Segundo a agência "Kyodo", o G8 deve fazer um novo apelo aos países produtores de petróleo e às nações consumidoras para que se esforcem e ajudem a estabilizar o preço do petróleo.

A meio-dia (hora local), durante o almoço, os países ricos analisarão a mudança climática e tentarão aproximar posições em relação ao tema.

Washington se opõe a um acordo que não implique Brasil, Índia e China, cujos líderes participarão da cúpula do G8 em um encontro destinado a analisar o aquecimento global.

A agenda de hoje inclui ainda debates sobre a Coréia do Norte, o Afeganistão, o Zimbábue e o processo de paz no Oriente Médio. EFE psh/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG