Agência Espacial Européia prolonga três missões espaciais

A Agência Espacial Européia (ESA) anunciou nesta terça-feira, através de um comunicado, que prolongará até o dia 31 de dezembro três missões espaciais de observação de Marte (Mars Express), Vênus (Venus Express) e do campo magnético terrestre (Cluster).

AFP |

A sonda Mars-Express, lançada em junho de 2003, estuda desde 2004 a atmosfera e a superfície do planeta vermelho, transmitindo imagens de paisagens marcianas em três dimensões.

Segundo a ESA, a sonda já transmitiu "um tesouro de descobertas", em especial a revelação da existencia de depósitos de gelo no subsolo de Marte.

Esta missão já havia sido prolongada duas vezes.

A Venus Express, por sua vez, analisa desde 2006 a atmosfera de Vênus, planeta do qual obteve, pela primeira vez, uma imagem tridimensional, para tentar compreender fenômenos como o aquecimento climático na Terra. A missão já havia sido prolongada uma vez.

Já a missão Cluster, formada por quatro satélites lançados em 2000 e estendida em duas ocasiões, está ajudando na elaboração de um mapa da magnetosfera, a bolha magnética que envolve a Terra e serve de escudo contra as partículas ionizantes do Sol.

gcv/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG