Agência da ONU para refugiados palestinos pede doações

Amã, 19 nov (EFE) - A comissária geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, em inglês), Karen AbuZayd, pediu aos países doadores um aumento significativo de suas contribuições para permitir à entidade enfrentar uma grave e iminente crise.

EFE |

AbuZayd fez o apelo durante a sessão de encerramento de uma reunião de dois dias em Amã, que uniu os doadores e os Governos anfitriões, as ONGs associadas e outras partes interessadas da UNRWA.

Ela destacou que o Fundo Geral, que financia os serviços da agência, poderia sofrer um déficit de US$ 160 milhões nos primeiros quatro meses de 2009.

"Isto levará a UNRWA a se aproximar mais do que nunca à crise financeira", destacou.

Na reunião, representantes da UNRWA expuseram a situação da agência em cinco zonas de operações: Jordânia, Síria, Líbano, Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

AbuZayd fez um apelo aos doadores da região do Golfo Pérsico para que contribuam à reconstrução do campo de refugiados de Nahr al-Bared no Líbano, que foi destruído no ano passado durante os confrontos entre o Exército libanês e o grupo radical sunita Fatah al-Islam.

Ela afirmou que a situação na Faixa de Gaza esteve "à beira da catástrofe" devido ao assédio imposto na zona pelo Exército israelense. EFE ajm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG