Agência da ONU cobra envolvimento do CS na reconstrução de Gaza

Nações Unidas, 27 jan (EFE).- A comissária geral da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA, na sigla em inglês), Karen AbuZayd, pediu hoje ao Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas que se envolva na resolução dos obstáculos que impedem a reconstrução de Gaza.

EFE |

AbuZayd disse numa reunião do CS que os problemas no território palestino vão além da grave situação humanitária em que vivem sua população de 1,5 milhão de habitantes desde a última ofensiva israelense contra o Hamas.

"(Os problemas) se encontram na esfera política. É por isso que recai sobre o CS e seus membros parte do peso da restauração da normalidade em Gaza", afirmou a comissária geral da UNRWA.

Como exemplo desses desafios políticos, a funcionária citou a restauração da lei e da ordem em Gaza, a reabertura de todas as passagens fronteiriças e o avanço nas negociações que tentam pôr fim ao conflito entre israelenses e palestinos.

"O caminho mais seguro para a calma e a estabilidade é a criação de condições socioeconômicas que permitam aos palestinos sustentar suas famílias", acrescentou AbuZayd.

Por sua vez, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, John Holmes, disse aos 15 membros do CS que, atualmente, 1,3 milhão de pessoas na Faixa de Gaza dependem da assistência humanitária para se alimentarem.

O diplomata britânico disse que ficou "comovido" quando, em uma visita a Gaza, comprovou o sofrimento humano e a magnitude dos danos causados pelas três semanas de combates e bombardeios.

"Surgem dúvidas inquietantes sobre se houve um vulneração ampla da lei humanitária internacional, particularmente quanto à distinção de civis e à proporcionalidade. É preciso cobrar responsabilidades", declarou. EFE jju/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG