África do Sul pede em Brasília eliminação de barreiras comerciais

Brasília, 15 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje do presidente sul-africano, Jacob Zuma, um pedido para estudar a eliminação de algumas barreiras tarifárias que diminuem o comércio entre os dois países.

EFE |

O encontro dos dois líderes precedeu à realização da cúpula do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), que acontece em Brasília, e serviu de prévia para a reunião de trabalho que realizarão em julho, na África do Sul.

Zuma sugeriu a eliminação de barreiras para impulsionar as relações comerciais bilaterais, como explicou em entrevista coletiva o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores, Roberto Jaguaribe, que não detalhou sobre que produtos a medida incidiria.

Na reunião, os líderes analisaram a possibilidade de financiar a cooperação bilateral nas áreas de defesa, ciência, tecnologia e agricultura.

Zuma e Lula também falaram de sua participação na próxima cúpula do G20 (países ricos e principais emergentes), que será realizada em junho, em Toronto, e na qual os dois países vão defender "posições muito semelhantes".

Além dos temas estritamente econômicos, Brasil e África do Sul devem abordar o aumento da participação dos países emergentes na direção das instituições financeiras multilaterais e devem colocar de novo a necessidade de ampliar o número de membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Antes do encontro, os ministros de Índia, Brasil e África do Sul se reuniram com o chanceler palestino, Radi Maliki.

Os três países emergentes assinaram uma declaração conjunta na qual exigiram que Israel congele os assentamentos nos territórios palestinos ocupados e façam uma chamada à retomada do diálogo para a criação de um Estado palestino de acordo com as fronteiras existentes em 1967. EFE mp/dr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG