Afeganistão tem primeiro festival de rock em 30 anos

Sound Central Festival reuniu bandas em evento com poucas mulheres e pausas para as orações

BBC |

selo

O Afeganistão realizou na capital, Cabul, o que pode ser considerado o primeiro festival de rock em pelo menos 30 anos. O Sound Central Festival pode não ser grande, mas ofereceu ao público algo que muitos afegãos nunca viram.

A operação de segurança foi intensa e a data e o local dos shows foram mantidos em segredo até o último minuto, para evitar o risco de ataques contra o festival. O público se resumiu a apenas algumas centenas. Poucas mulheres compareceram ao evento.

As bandas eram mais variadas: do Afeganistão, Cazaquistão, Uzbequistão e Austrália.  Mas, ainda era um concerto com um jeito afegão, sem bebidas alcoólicas e com paradas nos shows para as orações.  Alguns fãs vieram de longe para o festival.

Ahmad Shah contou que não assistia a um show há muito tempo, pois há combates em sua cidade, Kandahar, no sul do país e o Taleban ainda está por lá. "Então vim para Cabul, assistir ao concerto", afirmou.

As restrições impostas nos anos em que o Afeganistão foi governado pelo Taleban jamais teriam permitido o festival.  Os organizadores afirmam que esse foi um pequeno passo para aumentar o interesse por música moderna no país.

    Leia tudo sobre: afeganistãorockshowbandataleban

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG