Afeganistão se prepara para eventual segundo turno

As autoridades eleitorais afegãs afirmaram nesta sexta-feira estão se preparando para um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 20 de agosto no Afeganistão, afetadas por fraudes segundo vários observadores, em benefício do atual presidente Hamid Karzai.

AFP |

A recontagem de centenas de milhares de cédulas duvidosas começou há alguns dias, mas foi suspensa nesta sexta-feira, feriado no país, e pode ficar lenta com o fim do Ramadã.

A Comissão Eleitoral Independente (IEC) negava até o momento que estivesse preparando a logística de um segundo turno.

"Nossos colegas estão agora em Londres, onde elaboraram as novas cédulas e estão prontos para mandar para a gráfica", afirmou à AFP um funcionário da IEC que pediu anonimato.

"A IEC se prepara para um segundo turno desde o início, já que é uma probabilidade normal em todas as eleições", completou.

Segundo os resultados preliminares IEC, Karzai tem 54,6% dos votos e Abdullah Abdullah 27,8%. Mas os resultados oficiais não serão proclamados antes do fim da investigação dos votos considerados duvidosos.

Dependendo da quantidade de cédulas, Karzai pode ficar abaixo de 50% dos votos e ter que disputar o segundo turno com Abdullah.

lod/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG