Ancara, 25 jan (EFE).- Afeganistão, Paquistão e Turquia se reúnem hoje, em Istambul, com o objetivo de melhorar a cooperação em matéria de segurança, um dia antes de uma cúpula que reunirá todos os países que fazem fronteira com o Afeganistão para discutir formas de conter a violência que se espalha pela região.

O encontro desta segunda-feira é o quarto do tipo organizado pela Turquia e do qual participam os presidentes afegão, Hamid Karzai; paquistanês, Asif Ali Zardari, e turco, Abdullah Gül.

A última reunião com os mesmos propósitos aconteceu em abril de 2009, na Turquia, logo após a visita a Ancara do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A Turquia já atuou algumas vezes como mediadora entre os dois países vizinhos, cujas relações estão marcadas pela tensão derivada da luta contra os talibãs.

Em 2007, por exemplo, Ancara organizou uma reunião entre Karzai e o então chefe de Estado paquistanês Pervez Musharraf, depois que Cabul acusou Islamabad de não fazer o suficiente para impedir a entrada de talibãs no Afeganistão a partir de sua fronteira.

Oficiais da inteligência e dos Exércitos de ambos os países também participarão da reunião de hoje, em cuja pauta está o treinamento de forças policiais e militares.

Já amanhã, começa uma conferência internacional com a participação de todos os países vizinhos do Afeganistão e de representantes do Reino Unido e da Rússia.

O encontro será preparatório para a conferência sobre o Afeganistão, que acontece quinta-feira, em Londres. EFE Dt/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.