Afeganistão e Paquistão tentarão resolver disputas com mediação da Turquia

Istambul, 4 dez (EFE).- Os presidentes do Afeganistão, Hamid Karzai, e do Paquistão, Asif Ali Zardari, se reunirão amanhã em Istambul com a mediação do chefe de Estado turco, Abdullah Gül, para tentar encontrar uma solução para suas disputas, informou hoje o escritório da Presidência da Turquia, em comunicado.

EFE |

As conversas se concentrarão nas reclamações do Afeganistão e dos Estados Unidos sobre a falta de controle do Estado paquistanês sobre suas regiões do noroeste, a partir de onde, segundo Cabul, os extremistas se infiltram em território afegão.

Após a saída de Pervez Musharraf, aliado de Washington, da Presidência paquistanesa, o novo Governo de Islamabad denunciou várias vezes ataques americanos em seu território sem a correspondente permissão, violando assim a soberania do Paquistão.

Essa será a segunda vez que a Turquia mediará entre os dois países.

Em abril de 2007, os líderes do Afeganistão e Paquistão, também sob a mediação de Gül, reuniram-se em Ancara e decidiram realizar esforços conjuntos na luta contra o Talibã, e respeitar a integridade territorial e as fronteiras comuns. EFE amu/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG