Afeganistão e Paquistão decidem retomar relações bilaterais

O presidente afegão, Hamid Karzai, e o primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Reza Gilani, se reuniram na manhã deste domingo em Colombo, em margem da cúpula da Associação da Ásia da Sul para a Cooperação Regional (SAARC), onde decidiram retomar as relações bilaterais.

AFP |

"As duas partes concordaram em desenvolver uma estratégia comum para superar os desafios à segurança e à estabilidade dos dois países que constituem o terrorismo e o fundamentalismo", expressaram os dirigentes em comunicado comum recebido em Cabul.

Os dois países "aceitaram coordenar seus esforços para acabar com as infiltrações terroristas na fronteira", diz o documento.

"A pedido do Paquistão, a parte afegã aceitou retomar as discussões bilaterais e multilaterais", segundo o texto.

Estas relações haviam sido suspensas pelas autoridades afegãs depois de uma série de ataques sangrentos, sobretudo do atentado contra a embaixada da Índia em Cabul, que deixou mais de 60 mortos em 7 de julho e no qual os serviços de inteligência paquistaneses estão envolvidos, segundo Cabul.

Os chanceleres dos dois países vão se encontrar para "construir uma relação de confiança e desenvolver uma estratégia comum nos âmbitos político, militar e da inteligência, em colaboração com os parceiros da coalizão e da Otan", diz o texto.

"O encontro transcorreu num clima de cordialidade", ressalta o documento.

Esta declaração acontece num momento de fortes tensões entre os dois vizinhos. As autoridades afegãs acusam Islamabad de não se esforçar o suficiente para impedir talibãs afegãos e combatentes da Al-Qaeda de entrarem no Afeganistão.

As zonas tribais paquistanesas abrigam vários grupos fundamentalistas armados, alguns dos quais iniciaram negociações com o novo governo instalado em Islamabad. Entretanto, os mesmos grupos também prometeram seguir adiante com a jihad (guerra santa) no Afeganistão.

thm/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG