capítulo em luta antiterrorista - Mundo - iG" /

Afeganistão e Paquistão abrem novo capítulo em luta antiterrorista

Cabul, 6 jan (EFE).- Por ocasião da primeira visita ao Afeganistão de Asif Alí Zardari como presidente do Paquistão, os dois países expressaram hoje seu desejo de abrir um novo capítulo em suas relações e se comprometeram a eliminar a ameaça do terrorismo na região.

EFE |

Em declaração conjunta, Islamabad e Cabul decidiram "desenvolver uma exaustiva estratégia para combater o terrorismo".

O plano dedica uma especial atenção à fronteira entre os dois países, onde se refugiam membros da insurgência talibã e da rede terrorista Al Qaeda.

Os dois países islâmicos disseram que é preciso "abrir um novo e lúcido capítulo nas relações bilaterais, para fortalecer a cooperação regional e a paz mundial".

Na declaração, admitiram que o terrorismo é uma "ameaça comum", e se comprometeram a "cooperar com a comunidade internacional para resistir e eliminar completamente a insurgência, o extremismo e o terrorismo".

Também destacaram a necessidade de erradicar o narcotráfico na região, uma das principais fontes de financiamento da insurgência talibã.

A conflituosa região fronteiriça entre os dois países (dividida pela famosa Linha Durand) é povoada majoritariamente pela etnia pashtun, à qual pertencem os talibãs.

O sul afegão, onde os insurgentes têm suas principais fortificações, foi o palco dos combates mais sangrentos com as tropas internacionais e afegãs.

Já no vizinho noroeste paquistanês, onde o Exército local trava uma dura luta contra os talibãs, são freqüentes os atentados contra as forças de segurança. EFE lo-amp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG