Afeganistão anuncia hoje os primeiros resultados das eleições presidenciais

Cabul, 25 ago (EFE).- A Comissão Eleitoral do Afeganistão deve anunciar hoje os primeiros resultados parciais, correspondentes à apuração do 30% dos votos, das eleições presidenciais realizadas no último dia 20 no país.

EFE |

Uma fonte da junta eleitoral disse à agência Efe que está previsto que a Comissão divulgará os resultados em entrevista coletiva em Cabul por volta das 10h30 de Brasília.

O anúncio coincide com uma nova denúncia de fraude eleitoral, esta vez por parte do candidato opositor Ashraf Ghaní, que divulgou hoje uma lista de 38 queixas por irregularidades apresentadas por sua equipe de campanha perante o órgão encarregado de investigar se foram cometidas práticas fraudulentas no pleito.

Ghaní acusou as equipes do atual presidente afegão, Hamid Karzai, e do principal candidato da oposição, Abdullah Abdullah, de haver interferido no processo, forçando eleitores a votar nos dois candidatos e falsificando votos.

No domingo passado, a Comissão de Queixas Eleitorais (ECC) anunciou que tinha recebido mais de 200 denúncias de irregularidades, sendo que 35 delas podem levar à alteração dos resultados.

Já Abdullah também assegurou que dispõe de provas que demonstram que a equipe de Karzai, seu principal rival, realizou fraudes durante o processo.

Cerca de 17 milhões de afegãos votaram nas eleições presidenciais da quinta-feira passada, a segunda realizada no país após a queda do regime talibã. EFE daa-mb/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG