Afeganistão: Alemanha decide aumentar participação na operação Paz Duradoura

Berlim, 29 out (EFE).- O Governo alemão aprovou hoje prolongar por mais um ano, até o final de 2009, a participação da Alemanha na operação antiterrorista Paz Duradoura, liderada pelos Estados Unidos.

EFE |

Segundo informação dada hoje pelo Ministério da Defesa da Alemanha, o Conselho de Ministros decidiu reduzir de 1.400 para 800 o número máximo de soldados que podem participar desta missão.

Entre as medidas adotadas está a retirada completa dos cem homens do comando especial chamado KSK, que estavam à disposição da operação no Afeganistão, mas que desde 2005 não atuaram na operação, mas apenas na missão da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

Segundo o Ministério, atualmente só participam da operação Paz Duradoura 90 soldados, mas não no Afeganistão e sim no Chifre da África.

O Parlamento se pronunciará no dia 13 de novembro sobre esta questão.

Há algumas semanas, o Parlamento decidiu prolongar a participação alemã na Isaf e aumentar o número máximo de seus soldados em 1.000 para 4.500, com o objetivo de enfrentar a crescente violência que está sendo registrada também na região oeste e norte do país, onde estão presentes os soldados alemães. EFE ih/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG