Afeganistão: 25 insurgentes e dois soldados afegãos mortos em combates

Vinte e cinco insurgentes e dois soldados afegãos foram mortos nos dois últimos dias em combates em várias províncias do Afeganistão, informaram neste sábado fontes da coalizão internacional sob comando americano e do ministério da Defesa.

AFP |

Dezenove insurgentes morreram em operações contra membros da Al-Qaeda e talibãs, indicou a coalizão, destacando que três pessoas foram detidas, em um comunicado.

A primeira operação aconteceu na província de Kunar, fronteira com o Paquistão, na região de Dara Noor, no nordeste do Afeganistão. Insurgentes abriram fogo contra soldados que revistavam imóveis.

"Os soldados da coalizão responderam, matando dois insurgentes armados (...). Quando eles se aproximaram de um outro prédio, vários insurgentes invadiram e atiraram contra os soldados. Os soldados responderam e mataram cinco insurgentes armados, entre os quais uma mulher, afirmou a coalizão.

Duas outras operações aconteceram no distrito de Nadir Shah Kot, na província de Khost, na fronteira leste com o Paquistão. Doze insurgentes morreram quando atiraram contra dois grupos de soldados que faziam revistas.

Sexta-feira, o exército anunciou a morte de um soldado em combate no leste do Afeganistão, sem dizer se foi durante uma destas operações.

Além disso, dois soldados afegãos morreram sexta-feira e dois outros foram feridos na explosão de uma bomba no momento em que passavam com seu veículo pela província de Helmand (sul), um reduto dos talibãs, anunciou o ministério da Defesa em um comunicado.

Na mesma província, seis talibãs foram mortos quinta-feira durante operações de forças de segurança afegãs, acrescentou o ministério.

Os talibãs lançaram uma insurreição sangrenta quando foram cassados do poder no fim de 2001 pela coalizão internacional sob comando dos EUA.

As violências redobraram de intensidade nos últimos dois anos, apesar da presença de 70.000 soldados de duas forças multinacionais, uma da Otan, outra sob comando americano (Operation Enduring Freedom).

str-sak/thm/sg/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG