AF447: embaixador encarregados das relações com as famílias viaja ao Brasil

O embaixador francês encarregado das relações com as famílias das vítimas da tragédia do voo AF447, Pierre-Jean Vandoorne, anunciou nesta sexta-feira que viajará nesta sexta-feira ao Brasil onde ficará até quarta-feira.

AFP |

Vandoorne foi encarregado, domingo, dos contactos com as famílias das 228 vítimas - de 32 nacionalidades diferentes - e com todos os países envolvidos na catástrofe.

"Chegarei esta noite ao Brasil, ficando, no início, no Rio de Janeiro, para encontrar os familiares", declarou ele durante uma entrevista à imprensa.

"Em seguida irei ao Recife para conversar com as autoridades brasileiras encarregadas dos procedimentos de identificação e com nossas equipes", prosseguiu, acrescentando que esperava, também reunir-se com "as autoridades navais e militares no local para se informar sobre as buscas".

Vandoorne deverá também ir a Brasília, para um encontro com o embaixador da França no país.

Ele elogiou o trabalho conjunto "excelente" das autoridades francesas e brasileiras em campo. "As duas marinhas trabalharam muito bem e continuam a fazê-lo juntas", considerou.

Vandoorne teve que enfrentar, quando era embaixador da França na Venezuela o desastre com o avião da West Caribbean, de 16 de agosto de 2005 perto de Maracaibo, que fez 160 mortos, entre eles 152 franceses de origem martinicana.

"Acho que o desejo das famílias agora, na medida do possível, é recuperar os despojos dos desaparecidos, para começar seu luto", comentou.

Ouvido sobre a organização de uma cerimônia pelas vítimas no local da tragédia, ele respondeu: "caberá às famílias decidirem, não a mim; serão elas que decidirão sobre a melhor forma de concluir sua peregrinação".

alm/cr/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG