Aeroportos da Austrália adotarão scanner corporal em 2011

Sydney (Austrália), 9 fev (EFE).- O scanner corporal e novas medidas de segurança serão obrigatórios nos aeroportos internacionais da Austrália a partir de 2011, anunciou hoje o primeiro-ministro do país, o trabalhista Kevin Rudd.

EFE |

"A tentativa de atentado no dia do Natal demonstra que nenhuma nação pode se permitir ser complacente quando o assunto é segurança", afirmou Rudd, segundo a rádio "ABC".

O chefe do Executivo, que ao longo de quatro anos investirá US$ 174,7 milhões no reforço da segurança aeroportuária, se referia ao explosivo que Umar Farouk Abdulmutalab tentou detonar em um voo com destino a Detroit (EUA) no dia 25 de dezembro.

Sobre a resistência de setores da sociedade ao uso do scanner corporal, que mostra os passageiros praticamente nus, o ministro de Transporte da Austrália, Anthony Albanese, alegou que o equipamento "é a melhor tecnologia que se conhece para identificar os objetos levados para os aviões".

Além de instalar scanners, o Governo australiano vai oferecer treinamento especializado a agentes, aumentar o número de policiais e cães farejadores, comprar mais máquinas de raio X e de detecção de explosivos nas áreas de carga e modernizar o sistema de concessão de vistos. EFE mg/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG